Pesquisa da Newmark Grubb atualiza preço médio de locação das principais cidades globais

Volume de estoques, localização e taxa de vacância permanecem como principais fatores de influência na formação de preços por metro quadrado

Diferença entre valores médios de locação medida nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo diminui a cada trimestre, diz consultoria

São Paulo – A unidade brasileira da consultoria imobiliária anglo-americana Newmark Grubb divulgou há pouco dados de sua mais recente pesquisa internacional sobre o valor médio de locação de escritórios, realizada nas maiores cidades do mundo. O estudo, válido para unidades corporativas de alto padrão (classes A e A+), está segmentado pelas regiões América do Norte, América Latina, Ásia, Europa e Oceania. Confira a seguir os indicadores.

Clique aqui e faça o download da tabela.

De acordo com o diretor da Newmark Brasil, Roberto Aliberti, a localização e o preço dos imóveis, bem como o volume de estoques e a taxa de vacância, se mantêm como os principais fatores de influência do preço do metro quadrado apurado em cada cidade estudada. Esses indicadores, diz o executivo, justificam também diferenças representativas observadas na comparação entre os valores médios obtidos por região.

Cidades como Hong Kong chegam a ter o dobro do valor de locação verificado em Nova York, assim como em Chicago o preço médio por metro quadrado pode representar a metade do apurado em Nova York”, exemplifica o executivo.

De acordo com o diretor da Newmark Brasil, a pesquisa internacional mostra ainda que a oscilação de valores registrada nas principais cidades da América Latina permanece historicamente inferior em relação às cidades americanas e às capitais europeias. “Na Europa, a diferença entre Londres e Paris chega a atingir 100%”, acrescenta Aliberti.

Outro dado interessante do estudo, segundo assinala o executivo, diz respeito ao Brasil. Os dados da pesquisa Newmark Grubb demonstram que a diferença entre os valores médios de locação de escritórios medida nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo vem diminuindo a cada trimestre. A taxa de vacância do Rio de Janeiro atingiu 27,4% no final do ano passado, a mais alta dos últimos 10 anos

Para o executivo, esse cenário é resultante de uma combinação de fatores que atingiram em cheio à economia do Rio, como a crise do setor de petróleo & gás, o caos das finanças estaduais, o encerramento do ciclo olímpico e as dificuldades conjunturais de setores como mineração, telecomunicações e energia, considerados estratégicos para o Estado.

Segundo Roberto Aliberti, a formação dos preços de locação nas chamadas cidades globais é influenciada também pelos índices de violência registrados nas regiões estudadas e pela renda média familiar de cada distrito. Pesam ainda a proximidade dos empreendimentos a parques e áreas verdes, hospitais, ao centro das cidades, aeroportos e centros comerciais, além das características arquitetônicas e tecnológicas dos edifícios.

Sobre a Newmark Grubb
A Newmark Grubb é uma das líderes globais do mercado de consultoria de imóveis comerciais. Presente no Brasil desde 2014, a empresa oferece soluções imobiliárias para empresas multinacionais, investidores institucionais, proprietários e usuários. Sediada em Nova York e Londres, a Newmark Grubb transacionou o montante de US$ 112,5 bilhões no ano de 2016 e conta com 402 escritórios em 55 países, além de 14,1 mil colaboradores.

Newmark Grubb Brasil
Assessoria de Imprensa
Twitter: @bureauideias
BIA – Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est.
Tel.: (11) 4506-3181
Fernanda Campos – fernanda@bureauideias.com.br
Marcelo Quaglio – marcelo@bureauideias.com.br